XVII SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DA USJT - VII ÀS MARGENS DA FILOSOFIA
“As Margens da Filosofia” chegam à sua sétima edição. Começaram em 2005, um pouco tímidas, tão lúdicas e despretensiosas que foram inicialmente intituladas de "minicolóquio". Elas surgiram, na verdade, da necessidade de alguns pesquisadores da casa, mais exatamente da Filosofia da USJT, exporem publicamente as suas pesquisas de gaveta, aquelas sobre pensadores, correntes, obras e temas que não foram objetos de suas dissertações e teses.
Assim sendo, o propósito deste evento, que ocorre anualmente no Simpósio Multidisciplinar da Universidade São Judas Tadeu, é, além de dar vazão a essas pesquisas paralelas, complementar a formação dos nossos estudantes de graduação e de pós-graduação, em particular, de filosofia, oferecendo-lhes a oportunidade de entrarem em contato com autores, obras, temas e tendências que normalmente não são abordados nas disciplinas regulares do curso de filosofia.
O evento deste ano ocorrerá em dois momentos. No primeiro, teremos três dias de reflexões sobre o tema da mulher e sua relação com a filosofia. Sem a intenção de levantar bandeiras radicais, que mais recriam os muros entre homens e mulheres do que proporcionam uma reflexão crítica, o objetivo será pensar a experiência feminina na filosofia articulando os impasses de sua posição social com a inserção no espaço público da vida intelectual para, desse modo, pensar o discurso filosófico feminino a partir dos contornos específicos que este revela. Assim, no primeiro dia teremos a possibilidade de pensar essa experiência feminina na filosofia em três contextos históricos diferentes, no Brasil, na Alemanha e na Inglaterra. Na noite do segundo dia, teremos duas palestras que abordarão algumas figuras femininas vistas sob o olhar masculino e, finalmente, no terceiro dia teremos duas convidadas que apresentarão as teóricas críticas contemporâneas, a partir das quais teremos a oportunidade de repensar os impasses e possibilidades do feminismo hoje. Nas tardes de terça e quarta-feira teremos mesas redondas com os estudantes, que apresentarão alguns olhares sobre o feminino, tanto sob a ótica masculina de alguns libertários, como em Diderot, Fourier e Marcuse, quanto das mulheres por elas mesmas, pensando a relação entre vida e obra em algumas poetisas, filósofas e mulheres revolucionárias.
O segundo momento do evento, que encerra na quinta-feira, terá uma palestra em homenagem aos 100 anos de nascimento de Emil Cioran, proferida pelo professor José Thomaz Brum (PUC-RJ), doutor em Filosofia pela Universidade de Nice, França, e tradutor das obras do pensador romeno de escrita francesa, cuja versão para o português foi discutida com o próprio autor, com o qual, aliás, Thomaz Brum manteve ainda uma amistosa correspondência."
Organizadores: Prof. Drª. Marilia Mello Pisani e Prof. Dr. Paulo Jonas de Lima Piva
PROGRAMAÇÃO
Abertura: As Mulheres e a Filosofia, experiência e reflexão
Dia: 19/09, segunda-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: das 19h10 às 22h
- “A trajetória brasileira, com Gilda de Mello e Souza”, Marilia M. Pisani (professora de filosofia da USJT e Universidade Mackenzie)
- "O círculo feminino inglês de Oxford nos anos 40", Regina Rebollo (professora de filosofia da USJT)
- "Filósofas na academia: sobre a presença das mulheres no exercício de docência e pesquisa", Monique Hulshof (professora de filosofia da USJT)
Mesa redonda: As Mulheres pelos homens
Dia 20/09, terça-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: 16h às 17h30
- “A Religiosa: um retrato da questão feminina no pensamento de Diderot”, Fabiana Tamirazi (mestranda em filosofia da USP)
- “Fourier e as mulheres”, Lucas Ferreira Medina (graduando em filosofia da USJT)
- “Marxismo e feminismo em Herbert Marcuse”, Juliano Niklevicz (graduando em filosofia da USJT)
Mesa redonda: As Mulheres pelas mulheres
Dia 20/09, terça-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: 17h30 às 18h30
- “Madame de Chatelêt: contradição entre vida e obra”, Mariza Fossa de Camargo (graduanda em filosofia da USJT)
- “Rosa Luxemburgo: mulher e revolucionária”, Maria Helena de Novais (graduanda em filosofia da USJT)
Palestras: Figuras do feminino
Dia 20/09, terça-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: 19h30 às 22h
- “Lou Andreas Salomé: um enigma”, Hélio Salles Gentil (professor de Filosofia da USJT)
- “As mulheres de Charles Bukowski”, Paulo Jonas de Lima Piva (professor de Filosofia da USJT)
Mesa redonda: As Mulheres pelas mulheres
Dia 21/09, quarta-feira
Local: Auditório do Subsolo
Local: 15h30min às 18h30min
- “A escrita íntima de Anais Nin”, Roberta Fiusa Magnelli (graduanda em filosofia da USJT)
- “Clarice filósofa”, Miguel Tadeu Vicentin (graduando em filosofia da USJT)
- “Pagu, muito além da modernidade”, Maria Aparecida Souza Oliveira (graduanda em filosofia da USJT)
- “Mary Wollstonecraft e a sua importância nos direitos das mulheres”, Roberta Janaína Alves Domingues (graduanda em filosofia da USJT)
- “Ayaan Hirsi Ali, uma voz feminina contra o islã”, André Assi Barreto (graduando em filosofia da USJT)
- “A crítica dos afetos em Alexandra Kolonstai, Maria Helena de Novais (graduanda em filosofia da USJT)
Palestras: As Mulheres na teoria crítica contemporânea
Dia 21/09, quarta-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: 19h30 às 22h
- “Buttler, Fraser e Benhabib: o debate sobre a crítica feminista”, Ingrid Cyfer (professora de Ciências Sociais da UNIFESP)
- “Afirmar a diferença ou desconstruir a identidade? Impasses da Teoria Feminista segundo Fraser”, Nathalie Bressiani (doutoranda USP e professora de filosofia da FESPSP)
Palestra de encerramento: Os cem anos de Emil Cioran (1911-2011), uma homenagem
Dia 22/09, quinta-feira
Local: Auditório do Subsolo
Horário: 19h15 às 22h
Palestrante: Prof. Dr. José Thomaz Brum (PUC-RJ)
Maiores Informações: Universidade São Judas Tadeu - http://www.usjt.br/.
.