Pular para o conteúdo principal

Louis de Pointe du Lac



O desenvolvimento de um personagem ao longo de 40 anos... Louis apareceu pela primeira vez em 1976, com a publicação do primeiro volume das Crônicas Vampirescas, "Entrevista Com o Vampiro". Foi interpretado no cinema em 1994 por Brad Pitt (Interview With The Vampire, de Neil Jordan).

----------

" O que de fato mudara? Ele aprendera mais uma vez (...) a viver noite após noite em um estado que se assemelhava à felicidade e a procurar a graça, mais uma vez nas óperas, sinfonias e nos corais, no esplendor das pinturas antigas e novas, e no simples milagre da vitalidade humana ao redor dele (...). Ele aprendera que sua velha teologia não lhe servia de nada e talvez sempre houvesse sido assim, um incurável cancro dentro dele muito mais do que uma fagulha que pudesse acender qualquer espécie de esperança ou fé.

Entretanto, com o tempo, uma nova visão tomara conta dele, uma nova testemunha de algo que ele não conseguia mais negar. Sua mente não era mais teimosa e selada contra suas próprias possibilidades errantes e sua luz selvagem e cada vez mais acentuada.

E se as velhas sensibilidades que o haviam forjado não tivessem sido a sacrossanta revelação que ele no passado imaginara serem? E se fosse possível investir cada célula do seu ser em uma gratidão e uma aceitação de si mesmo que pudesse proporcionar não um mero contentamento mas uma segura alegria?

Parecia impossível.

Contudo, não era possível negar que ele sentia aquilo acontecer. E percebia uma certa aceleração em toda parte que lhe era tão surpreendentemente nova que ninguém, salvo ele próprio, poderia ou iria compreender. Mas nenhuma outra compreensão era necessária. Ele sabia disso. "


[ Príncipe Lestat - Anne Rice - 2015, p. 495]