Pular para o conteúdo principal

As Linhas Tortas


Sinto saudades da cobertura da USJT… No meu último ano normal de curso, há exatos dez anos, eu costumava me isolar naquelas alturas, de onde observava os arredores e a distância... Minhas lembranças daquele lugar merecem passar por uma purificação. O que houve de bom não deve permanecer soterrado por ocorrências ruins. Afinal, não posso dizer que não realizei sonhos e que os realizei naquele prédio. Sonhos que, inclusive, permitem realizar outros.

Minha intenção sempre foi adquirir conhecimentos que me permitissem escrever textos informativos, análises bem fundamentadas. Nunca quis escrever banalidades. 14 de Outubro de 2021 é a data de publicação do meu primeiro livro, “O Super-Homem Para o Além do Transumano” (por enquanto disponível apenas em versão digital na Amazon). É minha dissertação de Mestrado com alterações. Trata da relação da ética nietzschiana com o transumanismo, movimento filosófico que defende o aperfeiçoamento da espécie humana pela aplicação do conhecimento tecnocientífico.
Pesquisa, escrita, revisão, diagramação, capa, etc., tudo feito por mim em um processo de aprendizagem de como se faz um livro. Ainda haverá uma edição especial, revisada e ampliada, além de encadernada artesanalmente por mim... Estou me sentindo meio artista, certamente criadora!

O tema começou a surgir na minha cabeça em 2016, quando alguém comentou que o transumanismo teria sido influenciado por Nietzsche. Estranha convergência, pois o filósofo nada diz sobre aperfeiçoamentos da espécie. Pelo contrário, afirma, claramente, não ser essa uma de suas pretensões. Então, pesquisei a ética nietzschiana, considerando o super-homem como representante do tipo humano superior, e o conceito de transumano a partir de levantamento histórico. O resultado é que ambos são distintos, com pontos inconciliáveis. Porém, no todo podem ser complementares, o que é desejável.

Confesso que ainda não me livrei o suficiente do “filosofes”, o modo de escrever típicos da academia de filosofia. Mas, estou no caminho para desenvolver estilo de escrita. Almejo um certo lirismo, uma escrita mais “brincalhona”, mais inventiva e que seja eu… Afinal, “Why so serious?”

Os próximos passos incluem divulgar meu livro, conversar sobre ele com quem se interesse pelo assunto, aprender com as impressões das pessoas… No momento, estou trabalhando na publicação do livro de um colega do Mestrado, sobre Herbert Marcuse, ao mesmo tempo em que finalizo a formatação para a versão impressa do meu livro… Me firmar como editora é um desafio e tanto! Ao mesmo tempo estou em processo inicial de pesquisa para um segundo livro, que também terá algo a ver com Nietzsche e transumanismo. Ou seja, estou totalmente concentrada na realização do sonho de ser escritora e trabalhar com livros. Se eu puder passar o resto dos meus dias lendo, escrevendo, encadernando, publicando, envelhecerei feliz… Só por isso o passado merece ser purificado. Foi o errado que, para mim, está dando certo.