Pular para o conteúdo principal

Efeito Doramas


Cha Eun Woo virá ao Brasil em junho, para um fan concert único em São Paulo.
A notícia me pegou de surpresa na madrugada de 25/26 de junho. Os ingressos seriam colocados à venda durante o dia, e foram. No minuto seguinte haviam se esgotado, e passaram a circular as lamentações daqueles que não conseguiram comprar... Nem cheguei a tentar, pois nem de longe imaginei que a histeria seria tão grande. Deixei para depois, achando que haveria tempo... Acabou ficando evidente que há uma histeria generalizada em torno do "lindo ator coreano"...

Meus sentimentos por Eun Woo são confusos...Não conheço seu trabalho como ator. Não posso me interessar por doramas, pois não tenho como acomodar mais um vício na minha vida... "Conheci" Eun Woo na esteira dos acontecimentos relacionados ao falecimento de Moon Bin, há um ano atrás. Foi "ontem" e parece tanto tempo... De lá para cá descobri um novo universo para explorar... Não se passou um único dia em que eu não descobrisse um vídeo novo, uma história nova, um novo amigo ou boy group relacionado e com trabalho interessante... Já fui convencida, inclusive, a assistir aulas de coreano... Uma loucura! 

E é tudo tão bonito e especial... Um encanto o modo como os coreanos se relacionam em redes sociais. Com respeito, empatia, real interesse entre seres humanos, cuidados, gentilezas... Não existe paralelo nas redes brasileiras, e mesmo latino americana ou europeias... Eles são encantadores, realmente!

Mas, eu ainda sou uma nietzschiana que descasca ídolos... Por um lado não sei o que é ter ídolos, por outro adotei esses humanos muito humanos como astros na escuridão e procuro decifrá-los... "Quero Ser Sua Estrela" é o lema do Astro... E eles se tornaram minha Estrela e a minha Lua, e eu sigo tentando decifrá-los como parte de contextos sociais complexos... Carinho muito especial por esses meninos que têm a idade que poderiam ter meus filhos, ou talvez netos... Eles me fazem sorrir e ajudam a manter alguma esperança na humanidade. 

Eun Woo está em um lugar desconfortável... Cada membro de grupo de k-pop tem funções definidas pela empresa que os agencia. No Astro, Eun Woo é o face, ou seja, aquele cuja imagem representa o grupo. Face é sempre aquele que é considerado o mais bonito fisicamente, então é o que aparece mais em campanhas publicitárias e eventos, que trabalha mais como modelo. A empresa acaba investindo mais esforços para divulgar o face, e o trabalho de ator é uma fonte de receitas além de uma forma de indiretamente divulgar o grupo musical... Acontece que Eun Woo é "o lindo ator coreano", um caso mais bem sucedido do que o normal e  isso o distancia dos outros... Como ator, ele tem fãs que não são fãs do Astro,  que esgotam os ingressos de fan concerts deixando os fãs do Astro de fora... Enquanto Eun Woo realiza suas ações individuais, os outros membros do Astro não têm a mesma atenção. Para piorar, Eun Woon está próximo da data limite para alistar-se no exército coreano por um período de dois anos e meio.  E como vai ficar o Astro, reduzido a três membros ativos? A obrigatoriedade de alistamento militar quebra o ritmo dos grupos de k-pop e no caso do Astro será muito difícil de contornar... Geralmente, os grupos tem um planejamento prévio para sobreviver ao afastamento e retornar. No Astro o planejamento ficou invalidado com a perda repentina de Moon Bin. 

Por mais bem educados que sejam os coreanos (e também porque os fatos que envolveram a morte de Moon Bin nunca foram esclarecidos), Eun Woo chegou a ser hostilizado por ter se afastado do grupo, o que supostamente teria sobrecarregado Moon Bin e contribuído para seu adoecimento... Isso não faz nenhum sentido para mim. Não sei como isso o teria sobrecarregado. 

Seja como for, ninguém consegue fazer Eun Woo sorrir como Bin conseguia e há uma sombra que não mais o deixou. São olhos lindos, e tristes... De alguma forma, a imagem da amizade e união inatingíveis, que o grupo sempre se esforçou para evidenciar, acaba atingida demais pelos contratos e compromissos empresariais... Não é culpa de Eun Woon... Não é culpa de ninguém, mas é incômodo observar e embaralham os meus sentimentos a respeito... E se os meus sentimentos ficam confusos, como não estão os sentimentos dos diretamente envolvidos? 

"Were Am I" é parte do primeiro mini álbum solo de Eun Woo, chamado "Entity". Um trabalho intimista e sombrio, como não poderia deixar de ser nas circunstâncias em que foi feito... Foi lançado em fevereiro e os fãs o entendem como associado ao período de luto... Só mesmo quem já passou por isso, a perda irreparável de um ser tão amado, pode fazer ideia do sentimento de impotência e de vazio envolvidos... Eun Woo, Sanha, Jin Jin e MJ precisam ser bem cuidados ...