Este é o tema do meu trabalho de Iniciação Científica que será apresentado no Simpósio Multidisciplinar da USJT deste ano. Trata-se da análise do conceito de “revisionismo” e de “voluntarismo”, além da relação que Rosa estabeleceu entre eles.
Doutora em Economia pela Universidade de Zurique, Rosa Luxemburgo tomou o socialismo científico de Marx como método para analisar o sistema capitalista. Em “Reforma ou Revolução?” travou polêmica com Eduardo Bermstein que então defendia que o sistema capitalista não entraria em colapso como previu Marx. Rosa, ao contrário de Bernstein, acreditava ser o capitalismo insustentável e que acabaria por sucumbir devido a deficiências inerentes à sua própria dinâmica interna. Seria, então, substituído pelo socialismo por meio da revolução social.
No entanto, o processo revolucionário, no entender de Rosa, é de ordem moral e não pode se realizar no contexto das reformas capitalistas. A discussão entre ambos mantém-se bastante atual frente à recente crise econômica de 2008 e aos prejuízos causados ao esclarecimento moral pela grande mídia e pelas comunicações corporativas.
Realizar este trabalho não foi algo que planejei, pelo contrário, foi uma opção de última hora para agarrar minha última chance de participar do Programa Voluntário de Iniciação Científica da USJT. Eu estaria terminando o curso no ano seguinte (este ano) e não teria mais tempo hábil. Porém, é um desses casos em que o imprevisto deu muito certo. Desenvolvendo este trabalho consegui reunir todos os meus principais interesses e ainda encontrei questões extremamente atuais para estudar nos próximos anos.
Data e horário da apresentação serão divulgados no início de setembro.