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Tradição Logocêntrica ou Logocentrismo

Jacques Derrida e a Desconstrução da Razão

Por Edjar Dias de Vasconcelos

A razão precisa ser desconstruída, isso é necessário para o desenvolvimento do mundo pós-contemporâneo. E como seria essa destruição, [de acordo com] um dos grandes pilares dessa epistemologia, Jacques Derrida.

Para ele a razão se desenvolveu no ocidente a partir de um conceito de centro, de um fundamento que unifica a estrutura da consciência teórica, como por exemplo, o conceito de homem, de Deus, da verdade, noções que determinam o conhecimento geral.

Derrida chama esse procedimento de logocentrismo, o que é verdade nessa análise [é] que todo centro de entendimento tem necessariamente o seu antagonismo, o que Hegel denominou de antítese. Isso significa o seu oposto, Deus-diabo, homem-mulher, verdade-mentira.

As lógicas das oposições têm uma longa história na construção do pensamento ocidental, que vem historicamente do mundo grego, da antiga Grécia, a oposição entre a razão, cujo significado epistemológico entende-se logos.

O conceito de mito, que significa explicação não pelo logos, então todo entendimento mitológico, não seria lógico, porque as estruturas explicativas de um determinado fato, não são provenientes do logos. Resulta-se de sistemas irracionais.

O logocentrismo é uma irracionalidade, apesar de ser apresentado como diferente do mito, é na sua essência uma mitologia, com aparência de logicidade. 

O que pensa então Derrida [?], ele tem como finalidade desconstruir o conceito de razão o que se chama no mundo grego de logos, seu objetivo é negar qualquer relação de significado lógico.

Porque entende que a logicidade é apenas uma construção da lógica formal, uma justaposição de conceitos, de argumentação concatenada e não da realidade empírica do objeto em análise.

O grande problema [é] que o pensamento ocidental [é] fundamentado na Filosofia grega e no cristianismo, que atribuíram valor total em um dos fundamentos que compõe a dualidade do saber, criando com esse propósito a verdade absoluta.

Naturalmente com essa epistemologia uma razão ideológica. O logos não é naturalmente evidente, sua evidência lógica realiza no plano da aparência.

Derrida procura negar essas verdades, como construções culturais sem substratos, são na verdade elaborações de ideologias, e com o tempo passa para a sociedade como verdades culturais.

Toda verdade cultural, poderá no máximo ser parcialmente verdadeira, quando não significa, no seu todo, apenas a representação de uma mentira como se fosse objetivamente uma verdade cultural, algo com sentido etimológico inquestionável, esse é o plano das ideologias.

Jacques Derrida propõe a desconstrução dos centros culturais da formulação da Filosofia ocidental, o que seria naturalmente a formulação especialmente a noção de razão e sujeito como instrumento de analise de um determinado fenômeno ou objeto.

Ele realiza seu projeto, a partir exatamente da análise da linguagem, pois ele acredita que a mesma é a estrutura essencial do modelo logocêntrico, o que de certo modo, muito objetivo, pois sem dúvida é tão somente ela a produtora dos conceitos para análise e da produção das ideologias.

O mundo é uma resenha de ideologias apresentadas como modelos culturais, inquestionavelmente, como dogmas religiosos, o mundo funciona exatamente por essa lógica aplicada ao instrumental científico. Edjar Dias de Vasconcelos.

Com efeito, a desconstrução não é nada mais, que uma análise sofisticada com o objetivo da destruição da razão clássica, mostrando ao próprio sujeito da análise, como [se] realizam, na perspectiva do logocentrismo, as construções de certas lógicas formais que não são lógicas, muito menos universais.

Mas servem exatamente a instrumentos de domínio essencialmente políticos, o meandro geral da cultura é um amontoado imbecilidades construídas com o propósito da manipulação cultural.

Esse foi o primeiro passo desenvolvido por Derrida, ao contrário do velho construtivismo, como elaborar a construção de um pensamento ou de um entendimento cultural, quando a substância primordial do fundamento dessa construção, representa uma elaboração falsa, no seu princípio racional. [problema humeniano da dedução aplicada ao processo de associação de símbolos, característico das teorias cognitivas ou construtivistas!]

Então, a desconstrução procura mostrar com evidências, como se realizam certas construções ou noções gerais do pensamento e da sua estrutura lógica na formulação de um pensamento epistemológico na defesa de um instrumento em análise.

Os valores associados a esses instrumentos que são de naturezas ideológicas, por exemplo, a estrutura do pensamento liberal a defesa epistemológica de uma forma de Estado político, o que esconde na prática a luta de classes sociais, apresenta isso como harmonia e normalidade da sociedade produtiva.

Mas o que é mais importante no seu pensamento, [é] a função predominante na cultura da ideologia, isso no modelo ocidental de pensar, como essas lógicas têm a seguinte preposição, o uso para a dominação e são aplicadas em todas as metodologias dos fundamentos culturais para qualquer modelo em substância gramatical. 

O que significa em síntese para Derrida, a não possibilidade de uma cultura como instrumento de libertação, mesmo tendo essa finalidade, a natureza de sua lógica, serve uma estrutura arcaica do poder. Do velho conceito do liberalismo econômico.

Com efeito, o caminho para o desenvolvimento livre do sujeito ou dos sujeitos como objetos na ação produtiva da cultura, não seria a construção.

Uma vez que desenvolve nele mesmo a lógica de uma falsa ação de liberdade e de bem-estar, quando na prática continua sendo dominado por ações políticas de ideologias discriminatórias resultadas do poder econômico. 

A produção da cultura até esse momento teve uma única finalidade, produzir instrumentos de fundamentos, com objetivo de justificar a dominação, com efeito, é necessária a produção do que podemos denominar de anticultura.  [o que seria uma anticultura adequada?]


Fonte: https://www.webartigos.com/artigos/jacques-derrida-a-desconstrucao-da-razao/102303