Ainda sobre Cha Eun Woo … O que é essa histeria coletiva em torno de um “homem bonito”? Não estou sabendo lidar…
Nos idos dos anos 80, na minha adolescência, quando eu estava por demais interessada em bandas de heavy metal, eu tinha horror ao comportamento de garotas que perdiam o bom senso por causa dos “cabeludos lindos”. Eu me interessava pela música e fazia questão de ostentar meu interesse e conhecimentos a respeito. Não queria ser confundida com uma groupie em potencial. Então, digamos que eu sublimava minha libido por meio do interesse racional pela música e tudo o que a envolvida.
Francamente, não fazia e não faz sentido para mim alimentar comportamentos descontrolados por causa de um ser humano belo, porém absolutamente inacessível e tratá-lo como objeto em exposição. 1) Por tratar-se de um humano sem nada que o distinga do resto da humanidade, afora os holofotes midiáticos; 2) Porque autocritica e autocontrole são recomendáveis em qualquer situação… E não posso deixar de pensar o que o ser inacessível da vez pode imaginar e ou sentir diante da histeria de bandos de mulheres gritando destrambelhadamente por um olhar, um aceno…
Tenho visto várias e várias mensagens em redes sociais de garotas dizendo que não conhecem nenhuma música gravada por Eun Woo, mas mesmo assim compraram ingressos para o show de junho, tirando a chance de quem é fã do trabalho musical dele. Elas pre-ci-sam "ver 'o príncipe' de perto"...
No universo k-pop circula uma teoria sobre idols serem “carne de abate”. Ou seja, eles são preparados, desde criança, por empresas especializadas que direcionam suas ações no sentido de obter o maior lucro possível por meio da manipulação da imagem deles, mesmo em detrimento da saúde física e mental. Estimulam a histeria em torno deles das maneiras mais variadas… E há histórias horríveis a respeito de como alguns são explorados como, por exemplo, o caso dos meninos do Omega X que sofreram assédio e foram alvo de violência sexual. O caso foi levado à Justiça e agora a empresa tenta transformar a algoz em vítima . Os algozes estão pouco se importando que são adolescentes os envolvidos. Aliás, pouco se importando com as emoções negativas e traumas que causam.
No caso dos meninos do Astro, eles passaram por uma tragédia há pouco tempo, ainda estão em processo de luto, confusos e perdidos. MJ terminou o período de serviço militar há poucos meses (e sabe Deus o que isso não faz com a cabeça de alguém) e Eun Woo em muito breve terá que parar tudo para se alistar no exército sul coreano em meio a um contexto geopolítico nada tranquilo... Seria reconfortante para ele fazer um fan concert cercado por "ahoras", antigos fãs do grupo. Com essa intenção, apenas sete mil ingressos foram colocados à venda. Mas, ao que parece, os ingressos foram abocanhados, em sua maior parte, por dorameiras carentes...
Meu instinto de proteção se volta para esses meninos, do k-pop em geral e do Astro em específico. Espero que a sociedade cultive a empatia para com eles, pois ninguém deseja novas dores e perdas.