Pular para o conteúdo principal

Escolhas


Sim, alcançar sucesso em uma empreitada exige que se abra mão de certos interesses.

Hoje, o que me interessa é cuidar da minha família e ser uma mulher da Filosofia e dos livros. Apenas! E já é muito... Tanto que não dou conta! Há muitos textos que preciso escrever. Tenho vários livros na minha cabeça, cada um aguardando suas muitas fases de produção. Há todo um horizonte em aberto para novas  pesquisas, escrita, editoração... E há muitos cuidados em andamento, com a minha casa e com as pessoas e animais que nela habitam. 

Estranho como a gente muda, como as prioridades mudam... Se até pouco tempo meus olhos se voltavam para o mundo. Hoje eles se voltam para o que está ao meu redor e no meu interior. Fechei o foco. E talvez seja preciso restringi-lo ainda mais em nome da profundidade e da qualidade... Sinto, no mais fundo da alma, que quanto maior o volume de interesses menos eu consigo realizar. Quanto mais o pensamento se dispersa em meio a um milhão de informações, mais difícil fica prestar a devida atenção ao que importa... O ritmo interno não tem como acompanhar o externo. O jeito é fazer escolhas. 

Indispensável, sempre, é evoluir, não estacionar na mediocridade. E o problema, sempre, é como combinar o que deve permanecer com o que deve mudar. Combinar permanência com transição! Ficar e, ao mesmo tempo, partir... É uma tensão delicada, porque a permanência depende, também, da transformação. É preciso encontrar espaço para a transitoriedade, mesmo estando atado à conservação. 

É nesse redemoinho que costumo me perder... A ideia de transvaloração tem me ajudado muito, mas às vezes, lamento não contar com um ponto fixo, uma estrela no firmamento que oriente a navegação... Teria que ser uma estrela que tivesse braços e voz, para apontar o rumo quando me distraio, para gritar um alerta quando me disperso... Minha referência é sempre minha relação com os livros, uma âncora no caos, um porto seguro, ao mesmo tempo ponto de partida. 



[ E o que o Pavel Durov tem a ver com isso? Criação, foco...  ]

[ É irritante que os arquivos importados que estavam na condição de rascunho no blog de origem não conservem a data de publicação original aqui... Este também foi escrito em 2022, apesar do sistema lançar na data de hoje, 18 de agosto de 2023. ]