Pular para o conteúdo principal

Best Friends









See the stars they're shining bright

Everything alright tonight




Depeche Mode esta nos bastidores da minha vida desde minha adolescência. Periodicamente tiro suas músicas do baú e as coloco na ordem de meus dias... Teria muito para falar sobre essa banda que foi alvo do meu próprio preconceito em dias de hard rock, mas permaneceu na minha vida, sempre, persistentemente. 






O DVD de 2009, filmado em Barcelona, é um dos pontos altos da banda. Tem vários momentos excelentes! Mas nada se compara aos minutos de execução de Never Let Me Down Again... Aos 5:56 min, quando Dave Gahan, em meio à multidão de “best friends”, junta as mão e olha para cima como quem agradece, eu penso... Nothing! Não penso, apenas sinto... O sublime! 





Este homem tentou suicídio em meados da década de 90; este homem precisou passar pelo suplício de controlar seu vício em heroína e, naquele instante exato, interpretando Never Let Me Down Again, ele era o deus de uma multidão... Sua vida e suas conquistas são quase “milagres”... E a vida é isso: céu e inferno; fundos de poço e cumes de montanhas... E simplesmente majestosa em sua grandiosidade! O Senhor Deus também é o mais sublime dos dramaturgos!




E daí me ocorre: se universo é energia, se cada ser humano é uma diferente configuração de energia, o que houve naquele lugar, naquele momento, foi uma conjunção momentânea tão grande de forças anteriormente dispersas, mas afins, orquestradas pela frágil e inusitada vida de um homem emocionalmente torturado... Um instante que poderia não ter acontecido nunca, mas aconteceu... Um aglomerado de estruturas individuais colidindo e se fundindo, como “mágica”! Epifania! Momento de magia pura!!!



.