Pular para o conteúdo principal

Neuromancer, de Willian Gibson (IV)









Depois de anos de voltas e revoltas em tentativas de ler o e-book de Neuromancer, topei com a versão impressa da editora Aleph na Biblioteca Aureliano Leite. Aí sim, devorei o textos em poucos dias e desisti de tentar ler e-books. Para mim livro é de papel ou nada feito. O simples virar de páginas é um ritual reconfortante e indispensável.  





Neuromancer de Willian Gibson foi concluído em 1983. É uma das obras mais importantes de toda a ficção científica e em especial do subgênero chamado Cyberpunk. Deu origem a Johnny Mnemonic, o filme de 1995 com Keanu Reeves, e serviu de inspiração para a trilogia Matrix, lançada a partir de 1999 e também estrelada por Reeves. É o primeiro livro da chamada trilogia do Sprawl, que se completa com Count Zero e Mona Lisa Overdrive. 





O grande mérito de Neuromancer é ter previsto boa parte das inovações científicas e tecnológicas surgidas nas últimas décadas, como biotecnologia, rede de computadores, realidade virtual, implantes cibernéticos e inteligência artificial. O texto fala de um mundo dominado por grandes corporações e cowboys (heackers) que as confrontam em um universo virtual formado por uma rede de computadores (a Matrix). Tal rede é conectada por estímulos cerebrais provocados por programas de computador, diretamente conetados às mentes por meio de eletrodos. 





Em estados de consciência alterada por drogas ou pela virtualidade, homens se confundem com máquinas e máquinas se tornam sencientes. Os humanos são seres solitários e niilistas, cujas vidas pouco ou nada valem. 





As implicações filosóficas são muitas. Ao longo dos anos, Neuromancer foi tema de pesquisas acadêmicas em todo o mundo. É leitura importante para embasar reflexões sobre o futuro da humanidade neste nosso tempo, em que a civilização tornou-se dependente de tecnologias que estão sob domínio de uns poucos. 





Terminei Neuromancer e estou nas primeiras páginas de Count Zero.





Foto: cena de Matrix (1999)



.