Pular para o conteúdo principal

O MUNDO AMANHÃ: Por Julian Assange



Chegou ao fim a série de entrevistas dividida em 12 episódios, feitas pelo militante e criador do WIKILEAKS, Julian Assange, com figuras relevantes na política internacional. 

Todas as entrevistas foram publicada na integra pela Revista Virus Planetário, em parceria com a Pública.

[P.S. Os vídeos estão legendados]


Assista os episódios traduzidos por aqui:

Episódio 1: O mundo Amanhã - Hassan Nasrallah 

Neste episódio Assange entrevista o secretário-geral do Hezbollah.


Episódio 2: O Mundo Amanhã: Comunista X Sionista

O Criador do Wikileaks recebe o intelectual esloveno Slavoj Žižek e conversam com um dos líderes da direita americana, David Horowitz.


Episódio 3: O Mundo Amanhã: Marzouki, um rebelde na presidência

Nesta entrevista, Julian Assange conversa através de medialink com o presidente da Tunísia, o ex-exilado Moncef Marzouki.


Episódio 4: O Mundo Amanhã: A Primavera continua

No quarto episódio da série, Julian Assange entrevista Alaa Abd El-Fattah e Nabeel Rajab, lideranças importantes da Primavera Árabe no Egito e no Bahrein.


Episódio 5: O Mundo Amanhã: As vozes de Guantánamo

No quinto episódio da série, Julian Assange entrevista Moazzam Begg, ex-detento de Guantánamo, e Asim Qureshi, advogado que largou o mundo corporativo para lutar contra os abusos da guerra ao terror.


Episódio 6: O Mundo Amanhã: Rafael Correia

Em entrevista feita por videolink para a série “O Mundo Amanhã” no começo de 2012, Assange revela que o governo equatoriano procurou o WikiLeaks, na época do vazamento, pedindo que publicasse todos os documentos diplomáticos.


Episódio 7: O Mundo Amanhã: Ocupando as Ruas

Na sétima entrevista da série, Julian Assange conversa com integrantes do movimento Occupy de Londres e Nova York sobre as origens, as propostas e os resultados das manifestações


Episódio 8: O Mundo Amanhã: Guerra Virtual

No oitavo episódio da série, Julian Assange se junta aos seus companheiros de armas, os criptopunks, virtuosos cyberativistas que lutam pela paz na internet. E avisam: não haverá paz sem liberdade.


Episódio 9: O Mundo Amanhã: Guerra Virtual, Parte 2

O nono episódio da série O mundo Amanhã continua com os Criptopunks, ativistas da liberdade de informação na internet, Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn, Jeremie Zimmerman e, claro, Julian Assange, no papel de advogado do diabo. “Trole-nos, mestre troll”, brinca Jacob.


Episódio 10: O Mundo Amanhã: A guerra não declarada no Paquistão

Ao longo de 25 minutos Julian Assange recebe Imran Khan, que nos anos 70 e 80 foi capitão do vitorioso time de críquete do Paquistão, para conversar sobre corrupção, Osama Bin Laden, soberania e bombas atômicas. Isso porque hoje Khan está na corrida para se tornar o próximo presidente do país nas eleições de 2013, liderando a oposição com o partido que criou, o Movimento para Justiça, que combate a corrupção no país.


Episódio 11: O Mundo Amanhã: Noam Chomsky e Tariq Ali

Noam Chomsky, renomado linguista e pensador rebelde, e Tariq Ali, romancista de revoluções e historiador militar, encontram na Primavera Árabe questões sobre a independência das nações, a crise da democracia, sistemas políticos eficientes (ou não) e a legião de jovens ativistas que tem se levantado para protestar no mundo todo. 


Episódio 12: O Fim do Mundo Amanhã

Em busca de ideias poderosas que podem transformar o mundo, o fundador do WikiLeaks se depara com um caso que guarda semelhanças com a sua própria trajetória.

Após ter sido Vice Primeiro-Ministro da Malásia na década de 90, Anwar Ibrahim foi expulso da política e preso por acusações de corrupção e crimes sexuais – no caso, sodomia, considerada ilegal no país asiático. Após seis anos no cárcere, ele foi inocentado das acusações. Mas, em 2008, teve que enfrentar novas acusações por crimes sexuais e encarar uma batalha legal de quatro anos. Só foi inocentado em janeiro de 2012.



Fonte: Mensagem compartilhada no Facebook