Pular para o conteúdo principal

Feliz Natal!


Este foi um ano diferente para mim. Nos primeiros meses, mergulhei nas possibilidades da educação popular freireana. Encontrei educadores e militantes de esquerda de todo o país, ouvi suas idéias, travei contato com seus esforços, com suas lutas cotidianas. Aprendi com eles. Conheci lugares diferentes, ideias diferentes, formas de fazer e de viver diferentes. Percebi o quanto, em nossa diversidade, temos em comum, o que nos aproxima e o que nos distancia. E, em 2013, independentemente de permanecermos juntos ou separados em nossas atividades, ainda teremos em comum o sonho de um projeto popular para um Brasil com justiça social, construído por todos os brasileiros e brasileiras e não por uns poucos que privilegiam seus próprios interesses. 

Perseverar no sonho significa cultivar o auto-conhecimento, a auto-crítica, com consciência de que o poder corrompe e de que somos seres frágeis nadando contra a correnteza num mar de necessidades, de falsidades, de mentiras, de oportunistas e de oportunidades de nos perdermos de quem realmente somos.

Manter-se isento, sempre leal aos objetivos, depende, antes de qualquer coisa, de nossas próprias escolhas, que só podem ser feitas por nós mesmos. Portanto, desejo que  este Natal seja um tempo de reflexões sobre  acertos e erros, sobre nossas reais motivações, atitudes a tomar, caminhos a seguir. E que sejamos abençoados nas nossas conclusões!

A todos com quem convivi, por nossas discussões, trocas de experiência em partilhas, estudos conjuntos e oportunidades de crescimento neste 2012, só tenho a agradecer...  Que o Natal seja dos mais felizes! Que o ano novo nos encontre mais sábios, mais fortalecidos em nossos ideais, mais tolerantes quando a tolerância for necessárias, mais corajosos quando a coragem for necessária.

Feliz Natal!

.