Pular para o conteúdo principal

Ignorância



Texto: Helena Novais
Em 14.06.2013

Uma das piores coisas do mundo é a ignorância. Ela cega e não permite nem mesmo que se reconheça ser um ignorante. E a pior ignorância não é a das pessoas mais humildes, que sequer conseguem vislumbrar uma alternativa para suas vidas miseráveis, mas a ignorância diplomada de certos universitários que infestam a mídia brasileira.

Irônico que eu mesma tenha sido "salva", pelo menos impulsionada a dar alguns pequeninos passos fora do grande véu de ilusões que cobre a humanidade, pela imprensa. Fui uma pré-adolescente apaixonada por letras e música, que juntava qualquer moedinha para gastá-las no jornaleiro mais próximo com jornais e revistas. Venho de uma família simples e sem instrução, não frequentei escola de elite e nunca tive por perto quem me orientasse quanto aos rumos a seguir nos estudos. Nos anos 80 o jornalismo cultural me parecia algo de outro mundo e falava de coisas que eu desconhecia. Era a época dos lançamentos especiais da editora Som Três e nelas já escreviam caras como André Forastieri, André Barcinski, José Emílio Rondeau, Ana Maria Bahiana. E eu não entendia um décimo do que eles escreviam, mas foi o meu não entender que me fez querer ler mais, estudar mais, aprender mais. Queria entender de que eles falavam e um dia escrever e falar como eles. Eles me salvaram!

Se eu cheguei ao nível deles ou não nem é a minha questão hoje. O que está me incomodando é a falta de capacidade que certos profissionais da imprensa demonstram em fazer diagnósticos da realidade considerando processos sociais e culturais, contexto da sociedade atual, princípio de causa e efeito, pelo menos... Parecem mais um bando de deslumbrados que mal sabem em que planeta vivem. Ou melhor, "parecem" não, SÃO. E daí a gente vê uns editoriais de jornal e uns comentários de TV que chegam a dar nojo. Que baixo nível cultural têm certas pessoas que deveriam ser formadoras de opinião, mostrando um mundo novo para os jovens deste tempo! Quanta alienação e falta de senso de realidade!

Claro que estou expressando a minha indignação por conta das barbaridades acontecidas em São Paulo no dia de ontem e a posição tendenciosa de parte da mídia. Ontem e hoje foram os dias em que as máscaras caíram. Há meses a periferia gritava contra a criminalização e assassinato dos jovens negro e pobres, enquanto a mídia disfarçava a situação. Não dá mais para disfarça o despreparo da polícia de São Paulo e nem a tendenciosidade da mídia. Foi realmente glorioso ver a enxurrada de vídeos e fotos compartilhadas pelo Facebook mostrando claramente os outros lados da história que até agora estavam ocultos. A agressão da polícia ao povo que ela tem por obrigação defender.

Enfim, a gente está vendo que as tecnologias da informação não servem apenas para nos escravizar a banalidades. Eu fico realmente feliz por ver que um novo mundo começa a despontar, trazendo novas esperanças, novos problemas também, mas o que é melhor, com um povo desperto e disposto a lutar por sua maioridade! 

Se a condição humana nos nega a verdade plena e a liberdade plena, que pelo menos a ignorância alheia não nos impeça de caminhar.

.


Publicação original: http://claro-escuro.blogspot.com.br/2013/06/ignorancia.html